A valise

 

por Paulo Sacaldassy

________________

 

NA SALA DE UM APARTAMENTO, UM HOMEM FALA AO TELEFONE.

 

Homem – A gente leva tudo na minha valise!… Cabe, sim!… Ela é bem espaçosa!

 

ENTRA A EMPREGADA COM UM ESPANADOR NA MÃO, LIMPA OS MÓVEIS. O HOMEM CONTINUA AO TELEFONE.

 

Homem – Você precisa ver! Ela é linda!… Americana… Tô te falando!… Já dormi várias noites em cima dela!… Ela agüenta o tranco!

 

A EMPREGADA PÁRA DE LIMPAR E PRESTA A ATENÇÃO NO HOMEM, QUE AINDA FALA AO TELEFONE.

 

Homem – Não, não aconteceu nada com ela!… Olha só, a gente faz assim: Eu ponho as minhas coisas na frente dela e você põe suas coisas atrás dela… É… Se você preferir, eu ponho atrás e você na frente!… É um pouco apertado, mas ela agüenta!… Claro! Já falei pra você!

 

A EMPREGADA FAZ CARA DE ESPANTADA.

 

Homem – Então tá fechado!… Vou pegar a valise e já passo aí pra te pegar!… Um abraço!

 

O HOMEM DESLIGA O TELEFONE.

 

Homem – Que foi, Maria?

Empregada – Não foi nada, não, seu Zé Roberto!

Homem – E que cara é essa?

Empregada    – É que…

Homem – Deixa eu ir que já estou atrasado!

 

O HOMEM SAI.

 

Empregada    – Ai, meu Deus! Como é que pode um homem tão distinto que nem seu Zé Roberto trair a Dona Ana Maria? Logo com uma Americana!… E a safadeza? Ele, o amigo e a Americana! Cruz credo! (Se benze)… Coitada da Dona Ana Maria!

 

ENTRA A MULHER.

 

Mulher – Coitada por quê?

Empregada    – Não foi nada, não!

Mulher – Como não? Você acha que sou uma coitada por nada?

Empregada    – Sabe o que é, dona Ana Maria…

Mulher – Não sei, Maria! Não sei!

Empregada    – Foi sem querer que ouvi a conversa. Eu juro que não queria!

Mulher – Que conversa?

Empregada    – Deixa pra lá, dona Ana Maria. Deixa pra lá!

Mulher – Desembucha, Maria! Coitada por quê?

Empregada    – O seu Zé Roberto tá traindo a senhora!

Mulher – O quê?

Empregada – E ainda tá fazendo safadeza com a Americana e com o amigo!

Mulher – Que Americana? Que amigo?

Empregada – Foi assim, ó! Eu vinha entrando pra passar os espanador nos móvel, quando ouvi o seu Zé Roberto falando no telefone.

Mulher – O que é que tem?

Empregada – Eu ouvi ele falá pro outro que tem uma americana lindona! Que já drumiu num sei quantas noites em cima dela. E se outro quiser, pode colocar as coisa, na frente, ou atrás dela!

Mulher – Que conversa é essa, Maria?

Empregada – Como é mesmo o nome da Americana?

Mulher – E ele falou o nome?

Empregada    – Falou sim! É que não consigo me alembrar! Acho que é Vasile!

 

A MULHER RESPIRANDO ALIVIADA.

 

Mulher – Não seria, valise?

Empregada – Isso! A senhora conhece ela?… Ai, meu Deus (E SE BENZE)

Mulher – Valise não é gente, Maria! Valise é uma mala pequena!

Empregada – A senhora tá brincando!

 

ENTRA O HOMEM TRAZENDO UMA VALISE.

 

Mulher – Olha aí o Zé Roberto com a valise!

Homem – Que é que tem, a valise?

Empregada – Mas… E aquela conversa no telefone?

Mulher – (APRESENTANDO) Maria! Valise!… Valise! Maria!

Homem – Alguém pode me explicar o que tá acontecendo aqui?

 

A EMPREGADA OLHA ADMIRADA PARA A PEQUENA MALA.

 

Mulher – Vamos que eu te acompanho. No caminho, te explico!

Homem – Vamos eu tô atrasadíssimo! Até a volta, Maria!

Empregada – Inté!

 

O HOMEM E A MULHER SAEM.

 

Empregada – Diacho! Mania que esse povo da cidade grande tem de colocar nome difícil nas coisas! Mala é a mala, uai! Mas, quer saber de uma coisa? Deixa eu cuidar da vida, senão acabo perdendo o emprego!

 

A EMPREGADA SAI DE CENA, PASSANDO O ESPANADOR NOS MÓVEIS.

+++++++++++++++++

Crédito de imagem: Horst P. Horst for Hanes “Round the Clock” 1987
 http://blogdofavre.ig.com.br/2008/06/horst-p-horst-suas-fotos-de-moda-sempre/

Deixe um comentário

