Uma Valise para Lourenço Diaféria

por Marco Aqueiva

Guardou o jovem palestrante na valise o enxaguante bucal. Falava animadamente para a platéia que se incomodava com o odor de suor. Auditório muito grande para público tão diminuto, abriu novamente a valise e dela retirou então o spray de bom ar. Chegou um sujeito trôpego, camisa rasgada, paletó sem a manga direita e com ligeiras escoriações por todo o corpo. Foi retirado porque, de sunga, estava obviamente em trajes inadequados. Difícil mesmo foi retirar sua acompanhante Lola, que se apresentava às vezes Lili e se chamava Onésima. Esmagada pelo peso do nome, bem acomodada na cadeira, já tinha sorvido duas doses de white horse com o ciclista. As ariranhas, bichinhos dóceis e simpáticos, saíram logo depois levando o boné do guardador de carros, seguido de seu tratador, um tal de Vampiro de Osasco, e do mestre que nos deixou: Lourenço Diaféria.

3 Respostas to “Uma Valise para Lourenço Diaféria”

  1. Adoro Lourenço Diaféria, acompanhava todos os dias suas crônicas publicadas na Folha de São Paulo. Houve um episódio em que escrevi uma crônica e minha professora, perguntou: quem escreveu. Era eu mesma, mas com certeza inspirada no “mestre”.
    Gostei de seu conto.
    Abraços
    Debbye

  2. Debbye:

    Tenho recebido um bom número de manifestações de admiradores do Lourenço Diaféria, que para mim foi um autor a me deslumbrar aos 12 anos quando conheci Um gato na terra do tamborim.

    Um abraço

    Marco

  3. Desde o dia 16/09/08, São Paulo está sem seu melhor cronista. De Diaféria tenho ótimas lembranças. Ele foi paraninfo da Turma de Comunicações, da FIAM, em 1980.
    Suas crônicas me ensinaram muito.
    Mas Diaféria era especial: sensível e uma pessoa muito simples.
    Sentirei muita saudade.

Deixe um comentário

