Baú de Adília

 

por Adriana Versiani

Adília, por ser contida, tinha apenas um baú asteca na sala.
Lá guardava os chocolates. Muitos gatos habitavam a casa e, por ser contida, não os enterrava. A terra, pensava, fazia mal aos ossos.
Todas as sete vidas, as depositava no baú. Adília se alimentava com chocolates e chá de ervas que cultivava nas hortas improvisadas nos pneus. Os gatos a habitavam e alguém chegando os arranhava a todos. Um dia, por ser contida, jogou-se dentro de um saco e rolou até o rio.

 

 

Adília, por ser contida, tinha desejos secretos e hábitos estranhos. Pensava que durante o sono alguém a via e esse alguém que a via também dormia, mas a tocava. Desejava preencher todos os espaços, tinha horror ao vazio. Na sala, apenas um baú asteca onde habitavam as vidas passadas dos gatos. Adília não se lembrava dos seus sonhos e, pela manhã, fervia água para fazer o chá de ervas que colhia dos pneus. Por ser contida, seus pensamentos giravam rápido e, de tempos em tempos, se repetiam. Um dia, jogou-os num saco e os guardou no baú.

 

 

Adília, por ser contida, trazia quando menina um cristal entre os dedos. Pequenino, ele já podia transformar as coisas. O velho, que habitava a sala, zombava dela por sempre pensar o verbo transformar. Ainda não existiam os gatos, mas os pneus estavam todos lá. Na casa de paredes vazias havia um perfume de ervas. Adília vigiava a luz branca atravessar seus dedos e iluminar o cristal. Acreditava que tinha mágica e pensava o verbo transformar que o habitava. Luz branca e transparência. Contida, via cores no cristal. Um dia, jogou-as num saco e as enterrou no quintal.

Imagem: Collage por Marco Aqueiva a partir de Magritte e Aaron Rayburn

Anúncios

2 Respostas to “Baú de Adília”

  1. Adriana, dona dos sonhos.
    Adriana é demais…

  2. belo blog, proposta muito interessante.
    abraços
    Rubens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: