A Caixa-Valise, de Marcel Duchamp

por Carlos Pessoa Rosa

 

 

Tudo o que fiz de importante pode ser colocado numa pequena valise.
Marcel Duchamp (aforismo dadaísta)

  

 

 

 

Sei que é natural o escritor guardar em sua valise a obra de Victor Hugo, Stendhal, Dumas, Flaubert, Baudelaire, Tolstoi, Gogol e Dostoievski. Torna-se uma obrigação a quem escreve dizer quem foram seus inspiradores. Para dizer a verdade, foi “Balzac e a costureirinha chinesa”, de Daí Sijie, que me levou a ser sincero comigo mesmo. E com vocês. Não nasci em berço literário. Passei minha infância lendo gibis e livros didáticos no Grupo Escolar Pio XII – ou XI? Nunca fui muito ligado à igreja, foi um Pio, é o quanto basta para o que vou confessar. Biblioteca por lá não havia. Éramos atraídos pelo baú de um vizinho, cheio de gibis. Lendo-os desenvolvi minha leitura e escrita. Até chegar a adolescência. Foi quando meu foco mudou. Lesse Balzac antes, saberia ser dele minha atração pela beleza da mulher: a beleza de uma mulher é um tesouro que não tem preço. Mas não, sabia disso antes de Balzac. E o livro “Balzac e a costureirinha chinesa” acabou por me devolver à lembrança a valise que meu tio copiou de Marcel Duchamp. Depois de sua morte, a valise, por inútil, foi para o porão. Foi onde passei parte de minha adolescência. Lendo à luz de vela as revistas que comprava na clandestinidade e que, cuidadosamente, escondia em seu interior. Soube que a valise continuava lá, junto às tranqueiras que alguém acreditava ser útil um dia. Pois realmente esse dia chegou. Encontrei-a onde pensei, ainda fechada com o velho cadeado, agora áspero pela oxidação. Nunca pensei tornar público seu conteúdo. Mas, afinal, a idade avança, já não há motivo para segredos ou máscaras. Muito da sensualidade e do erotismo de meus contos vem do conteúdo guardado nessa valise. Não são somente os cânones que fazem um escritor. Aqui estão: O rapto, A gaguinha, O troco… O autor? Carlos Zéfiro. Aí está um autor muito lido, mas renegado por nós escritores.

 

 

 

Deixe um comentário

