UmA VaLiSe PaRa Dorival Caymmi

 

por  Ana Luiza Penha

_________________

As mãos seguravam com precioso cuidado a valise de transparência amarelada. O homem era moreno, carapinha branca, camisa listrada azul e branca e levava dentro dela o mar.

Todos corriam e o seguiam com olho marejado, vendo ali sereias, conchinhas, Iemanjá e seus longos cabelos sorrindo, búzios que guardam segredos junto ao ouvido. Ah!  Também ouviam o marulhar das ondas em fim de tarde violácea.

Pôr de sol, redes de pesca, lágrimas de pescador, peixes miúdos.

Olha um olho de boi, especulava o homem de terno; vejam  o lagostim, e o cheiro da maresia invadia compassivamente o coração dos homens.

Agora o moreno da valise transparente com peixes do mar, mulher-sereia, levando as lágrimas de sal, vai cantando os versos “É doce morrer no mar, nas águas fundas do mar”.

A cidade pára, os faróis descansam, a moça sem destino de moça lembra a areia branca, o homem com muito juízo abraça a criança que pede para brincar no barco que sempre espera.

E o homem da valise transparente que carrega o mar caminha para o porto  jogando-se nas águas fundas, sendo coroado pelas algas marinhas que lhe cobrem de paz.

Arte: Marco Aqueiva

Anúncios

2 Respostas to “UmA VaLiSe PaRa Dorival Caymmi”

  1. Ana Luiza Penha, é a segunda vez que venho ler vocês todos deste projeto cultural ” Projeto Valise 2008 “. Parabéns ao texto de Ana, como para todos os textos . Eu prometo que vou dar minha colaboração, dentro do contexto oferecido, pois é realmente instigante ler e poder participar deste com vocês. E deixo um convite para visitarem meu espaço aqui também, que estou ainda ao inicio de construção,
    Efigênia Coutinho
    http://efigeniacoutinho.wordpress.com/

  2. Efigênia, agradeço-lhe o elogio em nome deste projeto coletivo. Espero que efetivamente vc se junte a nós enviando sua colaboração de texto.
    Um forte abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: