A VaLiSe do PROFESSOR II

valise-professor-das-primeiras

Arte: Marco Aqueiva

 

 

Dando continuidade à publicação dos vencedores do concurso “O que há na valise do professor?”, temos o prazer de anunciar os alunos, do Colégio Atibaia, autores dos melhores textos na categoria NARRAÇÃO, segundo avaliação do júri. São eles:

 

– Ana Paula Scoparo – 9° ano

– Rodrigo Grosso Bourganos – 9º ano

 

É assim com imensa satisfação que parabenizamos os vencedores pela expressividade de seus textos, bem como todos os participantes pela disposição e empenho na atividade.

 

Por fim, cabe a nós agradecermos em especial o acolhimento da proposta pelos membros do júri, integrado por  

 

– Carlos Pessoa Rosa

– Carmen Presotto

– Nilza Amaral

– Pedro Du Bois

– Tânia Du Bois

 

que de pronto se dispuseram a pôr seus sobejos talentos a serviço da descoberta de novos talentos.

  

O diário do professor

 

por Ana Paula Scoparo – 9° ano

       _____________________

 

 

Roberto entrou na sala de aula, com a cara amarrada de sempre, largou sua valise sobre a mesa e disse:

– Abram seus livros na página trezentos e dezoito.

         Carolina, que estava dormindo até então, levantou a cabeça inconformada.

– A não… Aula de história!

Roberto ignorou, sabia que seria assim até o fim da aula. E foi. Mal conseguiu fazer a turma copiar o quadro e deu uma explicação longa e cansativa.

         Finalmente o sinal do recreio tocou. Roberto saiu da classe, mas deixou sua valise lá. Carolina estranhou: o professor não largava de sua valise!

         – Olha só gente, a valise do professor!

         – Vamos aproveitar e ver as notas. – disse Marcelo, o aluno mais esperto da sala.

         – Deixa de ser bobo! Nós vamos procurar coisas mais interessantes…

         Gabriela pegou a mala com força e a abriu. Lá no fundo ela encontrou um caderninho preto. Carolina, entusiasmada, arrancou-o da mão de sua amiga e começou a ler:

“Dois de outubro de 2008

Eu não sei o que dizer, os meus alunos não me respeitam e acho que também não me suportam. Se a vida tivesse me dado outra maneira de eu conseguir dinheiro… Mas apesar de tudo eu adoro os meus alunos. Isso não importa mais, eles tiram notas muito baixas e eu acho que vou ser demitido em breve.”

 

         Os alunos abriram suas bocas até onde elas nunca haviam chegado antes. Eles perceberam, finalmente, que a maneira com que tratavam o professor o havia  afetado mais do que o esperado.

         No dia seguinte, haveria prova. Eles elaboraram um plano.

                                              

                                                         ***

 

         Uma semana depois, Roberto entrava na sala de aula sorrindo pela primeira vez. Um sorriso que até doía de olhar para o branco dos dentes.

         – Turma, estou muito satisfeito com o resultado da classe na prova.

         Carolina sorriu também.

         – Que bom, professor! Espero que o senhor saiba que gostamos muito de você, e não queremos que vá embora.

Diante do resultado da prova e da postura do professor, ela viu que valera a pena ter estudado tanto com seus colegas. Deixaram de ir a uma superfesta que um amigo de outra sala organizou, mas o seu professor era mais importante.  Apesar de não terem prestado atenção em todas as aulas, todos aprenderam muito com ele.  Além de coisas como a Segunda Guerra Mundial, aprenderam uma lição que vão levar para o resto de suas vidas.

         Roberto lembrou de seu diário e teve uma visão. Agora ele era o professor mais feliz do mundo.

 

 


Professor – Profissão ou Missão

 

por Rodrigo Grosso Bourganos – 9º ano

      ________________________________

 

 

Era o primeiro dia depois das férias do meio do ano em uma escola particular do estado de São Paulo. Os alunos se encontravam e ”colocavam o papo em dia”, pois não se viam desde Junho.

         Todos entraram na sala de aula logo que ouviram o som do sinal, avisando que a primeira aula estava prestes a começar.  Eles sentaram em suas carteiras e tiveram uma surpresa.

         Um tipo baixinho e esquisitinho, portando uma valise surrada e fora de moda, entrou na sala. Usava óculos ”tampa-de-garrafa”, tinha uma peruca na cabeça e um bigodão na cara. Sim, era muito estranho. O homem abriu a boca e disse, sorrindo, com uma voz esganiçada:

         – Bom dia! Sou o novo professor de matemática e meu nome é professor Barbosa.

         A reação de todos já era esperada. Começou a zoação’, todos falavam da sua estatura e da sua peruca, e principalmente da voz esganiçada, que, logo do fundo da sala, Zezinho começou a imitar. A classe continuou caçoando do pobre professor, que,  parado, olhava a todos.

         Permaneceu em silêncio por alguns poucos minutos, e apenas com um olhar, conseguia, pouco a pouco, ganhar o silêncio. Então disse:

         – Pessoal, caçoem de mim à vontade, sei que sou estranho, mas quero que pensem um pouco, antes de caçoarem de mim, que estou aqui para ajudar a todos! Estou aqui para que no dia em que vocês terminarem a escola, consigam passar em um bom vestibular para poderem conquistar um bom emprego! Estou aqui para passar meus conhecimentos para vocês não para torná-los em repetidores de informações, mas sim formadores de idéias! Seres capazes de raciocinar e optar pelas melhores atitudes! Estou aqui para ajudar. Pronto, agora, se quiserem, podem continuar caçoando.

         A classe não esperava ouvir algo assim daquele homem de voz esganiçada. Desde aquele dia, eles mantiveram um ótimo relacionamento com o professor, e conseguiram extrair dele tudo o que ele estava pronto a lhes dar para crescerem como indivíduos melhores.

 

Anúncios

5 Respostas to “A VaLiSe do PROFESSOR II”

  1. Pedro Du Bois Says:

    Caro Marco,
    foi um imenso prazer ter participado. ver uma nova geração surgindo para as letras é extremamente reconfortante. afinal, as letras permanecem em todas as situações. parabéns a todos os que se inscreveram, com ênfase, aos que, dentre os vencedores – todos, lograram a distinção dessa publicação.
    abraços,

    Pedro

  2. Tânia Du Bois Says:

    Caro Marco,

    Foi muito bom participar desse projeto, juntamente com esses jovens que estão de parabéns e dão importância às letras, são atitudes como essas que estamos precisando para que continuemos com a magia das palavras.
    Parabés Ana Paula, foi merecida a sua classificação; através de você também me sinto vitoriosa.
    Parabéns Rodrigo, você também mereceu.
    Espero que não parem por ai.

    Abraços

    Tânia

    • José Freitas Says:

      Não concordo com a desfeita com relação ao texto do aluno Rodrigo da Tânia….
      Eu achei o texto do Rodrigo um texto muito mais de vanguarda com uma mente mais aberta, ao contrario do da Ana Paula, que da para perceber que ela da importancia para coisas futeis, como o ”aluno mais esperto da sala” relacionado a notas….
      Não sei se o da Ana foi mais adequado a proposta do que o do Rodrigo, mas o do Rodrigo é disparado o melhor texto entre os dois.
      Algo que reparei foi que ele encaixou improvisadamente a a parte que cita a valise no texto, talvez isso tenha perdido notas para ele, porque realmente sem comparação, os dois textos…
      Ana Paula, não me leve a mal, mas aposto que voce deve ser uma menina muita estranha, muito quieta, tira notas boas, mas a vida é muito alem de passar em um bom vestibular, pois voce pode passar, mas em uma escolha de um aluno com mente aberta igual o Rodrigo e voce, mesmo que ele tenha estudado na UNIP e voce na USP, ele pega sua vaga…..

  3. Caro Marco

    Que belo concurso.Gente jovem escrevendo já não é novidade, mas é sempe animador.’ Parabéns à professora Fátima pela iniciativa e a vc que a concretizou
    http://www.notivaga.com.br/mpa.asp?autor=Nilza+Amaral

  4. CAro Marco

    É sempre bom ver gente jovem escrevendo.Parabéns à professora Fátima pela iniciativa e a vc que a concretizou.
    Abraços aos dois
    http://www.notivaga.com.br/mpa.asp?autor=Nilza+Amaral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: