VaLiSeS meta-PoéTicAs XxiV

TORQUATO

 

Pessoal e intransferível

Por TORQUATO NETO

“Escute, meu chapa: um poeta não se faz com versos. É o risco, é estar sempre a perigo sem medo, é inventar o perigo e estar sempre recriando dificuldades pelo menos maiores, é destruir a linguagem e explodir com ela. Nada no bolso e nas mãos. Sabendo: perigoso, divino e maravilhoso.

Poetar é simples, como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena etc. Difícil é não correr com os versos debaixo do braço. Difícil é não cortar o cabelo quando a barra pesa. Difícil, para quem não é poeta, é não trair a sua poesia, que, pensando bem, não é nada, se você está sempre pronto a temer tudo; menos o ridículo de declamar versinhos sorridentes. E sair por aí, ainda por cima sorridente mestre de cerimônias, “herdeiro” da poesia dos que levaram a coisa até o fim e continuam levando, graças a Deus.

E fique sabendo: quem não se arrisca não pode berrar. Citação: leve um homem e um boi ao matadouro. O que berrar mais na hora do perigo é o homem, nem que seja o boi.

Adeusão.”

 

.

(*)*(*)*(*)   *  *   (*)*(*)*(*)

iMAGEM: Marco aQUEIVA

 

2 Respostas to “VaLiSeS meta-PoéTicAs XxiV”

  1. Que imagem, que teia!, essa tal de Poesia!!!

    Um abraço carinhoso Aqueiva e gracias por mais poemas em nossa veias…

    Carmen Silvia Presotto
    http://www.vidraguas.com.br

  2. Tânia Du Bois Says:

    Caro Marco,
    resgatar o poeta Torquato Neto é reviver as letras que, junto com as músicas, embalaram e eternizam a minha juventude:
    “Minha sabiá
    Minha zabelê
    Toda meia noite
    Eu sonho com você
    Se você duvida
    Eu vou sonhar
    Pra você ver”

    “Estou aqui de passagem
    Sei que adiante
    Um dia vou morrer

    Entre saudades, soluços
    Eu vou morrer de bruços
    Nos braços, nos olhos
    Nos braços de uma mulher
    …”

    E agora… apenas lembranças e saudades.
    Abraços, Tânia.

Deixe um comentário

