VaLiSeS meta-PoéTicAs XxxviI

jupiter prometeu

 

Novíssimo Prometeu

por Murilo Mendes


Eu quis acender o espírito da vida,
Quis refundir meu próprio molde,
Quis conhecer a verdade dos seres, dos elementos;
Me rebelei contra Deus,
Contra o papa, os banqueiros, a escola antiga,
Contra minha família, contra meu amor,
Depois contra o trabalho,
Depois contra a preguiça,
Depois contra mim mesmo,
Contra minhas três dimensões:

Então o ditador do mundo
Mandou me prender no Pão de Açúcar:
Vêm esquadrilhas de aviões
Bicar o meu pobre fígado.
Vomito bílis em quantidade,
Contemplo lá embaixo as filhas do mar
Vestidas de maiô, cantando sambas,
Vejo madrugadas e tardes nascerem
– Pureza e simplicidade da vida! –
Mas não posso pedir perdão.

 

+ – + – +  –    __    – + – + – + 

 

Retorno a Murilo Mendes

por Marco Aqueiva

 

Aceitou a lavagem do contraforte
o implante de mármore e granito em suas encostas
a rede de holofotes desvelando seu olhar espesso
a ampliação dos acessos junto às dores de seu corpo

Teria menos espaço para contorcer-se
mas sabia que a dor há séculos rolava na memória
a suportaria com a impassibilidade da pedra
o que daria aos seus nervos e músculos
o equilíbrio sísmico, e seu orgulho se reagigantaria

Microrrecortes fizeram-se em seu corpo
sua pele oferecia-se como papel de paredes do windows-XP
internautas conheciam-se em macroexcursões
– tornou-se um grande site em 3D

Seu fígado foi revirado
porém não se foi além do próprio umbigo

Não poderia continuar aceitando
entre a cerração e a glória esperada
a indiferença

entre o que se ignora e a crescente ignorância
os ossos da indiferença

entre os fios de alta tensão e as parabólicas
o sangue derramado com tanta indiferença

e assim reapareceu a sombra de Murilo Mito

 

—–

Imagem:   Heinrich Friedrich Füger, c. 1817 Prometheus brings Fire to Mankind

 

 

 

Deixe um comentário

